domingo, 4 de outubro de 2015

convites


CONVITES


Porque as curadorias se tornaram tão importantes nas apresentações de obras  parece às vezes que ficamos sem pai nem mãe ao levar a público um trabalho que por mais que tenhamos vivido cada momento profundamente engajados em sua pesquisa,  eleição de sua melhor e mais tocante  imagem,estejamos ainda devendo em outros sentidos que podem tornar inválido todo o empenho.
Costumo ver as curadorias na Universidade Feevale - mais próxima de nós, e no MARGS  e na Fundação Iberê Camargo por exemplo em Porto Alegre.
Em muitos tipos de exposições pictóricas e documentais vim percebendo que os critérios oscilam e tomam camaleonicamente- o tom do dia ou do curador ou do artista... !
O que subjaz -é uma variação de tom político que desconforta o público convidado - que algumas vezes nada sabe do relacionamento entre curador e artista; e até mesmo - desconhece que determinações extra- contexto artístico estarão implicadas por uma amizade incondicional - desejável para ambos e nem sempre esclarecedora aos demais... ainda que se reconheça a grande dificuldade de se acreditar num texto elaborado por quem desconheça o quanto de humano reside no que se pretenda visão técnicamente selecionada...
Órfã de um aliado(-a) de última hora -apesar de ter- ao longo de 4 meses de trabalho envolvido, um e outro amigo, nesse processo de tentativa de compor um momento de finalização dessa extrema sensibilização com um artista gaucho que pude acompanhar um pouco na década de 90 e que me dedicou alguma correspondencia e amizade. Isso que imaginei poder ajudar - como por exemplo se detendo em avaliar minha arte que já vem em desenvolvimento desde a década 70 - mas ininterruptamente - desde a de 90, tornou-se um motivo de exitação determinando que obtivesse mais sucesso pedindo que se manifestassem alguns artistas de Novo Hamburgo , Porto Alegre e Curitiba minha cidade natal, pedindo-lhes uma frase ou um parágrafo sobre a importancia que entendessem ter a Arte para a Sociedade em que vivemos.  
Claudia de Lara  Samways, artista e amiga desde os anos noventa- tem estado em expressiva caminhada na arte contemporânea e foi a única que  nos concedeu sua idéia a respeito do assunto referido.  Incluiríamos no convite essa citação que nos poderia enriquecer e aproximar ainda mais no momento mais delicado de um percursso emocionado e tendencioso- como acontece quando nos mergulhamos em um tema apaixonadamente , sentidamente - mais ainda quando acabamos de ver esse motivo -o artista pesquisado- ir-se como disse seu sobrinho budista-: ..."soprado com uma brisa"...

A abordagem que Claudia faz - no sentido que a arte vai alem do imediato entendimento, do visível aqui e agora... e de como nos impele
a maior uso de imaginação ,da inteligencia ,das emoções a favor  da nossa humanidade- estágio estranho a nós próprios... inatingível sem esforço, imensa dedicação na promoção humana. 






Convite da Exposição de pequena Mostra de Obras - 
em Homenagem a Ernesto Frederico Scheffel(1927-2015), 
com a citação da artista contemporânea Claudia de Lara Samways.
(foto de celular por Fatima Abrao) .




self de Fatima Abrão de celu/2015

Nenhum comentário: